A Coudelaria

A Coudelaria Nuno Pontes teve inicio em 1996 e desde então dedica-se à criação de cavalos lusitanos. 

Como base foram selecionados animais importados de Portugal morfologicamente corretos, funcionais e com linhas de sangue conhecidas por sua importância.

Atualmente após 20 anos de seleção temos como objetivo criar lusitanos cada vez melhores para o adestramento mas mantendo sempre a beleza e tipicidade da raça.

Além dos produtos NP, novos animais foram adquiridos recentemente para aprimorarem ainda mais nosso trabalho. A partir de agora iremos apresentá-los em nosso site.

Instalações

Serviços

Hospedagem - Treinamento - Aulas

Hospedagem

Pensão incluindo cocheiras, treinamento e liberdade ou apenas liberdade (éguas, potros, cavalos idosos ou aposentados). Planos mensais variados.

Alimentação superior com concentrados de primeira linha, sal mineral e volumoso de qualidade (capim fresco e feno).

Vermifugação trimestral.

Casqueamento ou ferrageamento realizado apenas por profissionais experientes.

 

Treinamento

Serviço de doma natural com técnicas adequadas para evitar o stress emocional. Método horsemanship.

Preparação e condicionamento respeitando o desenvolvimento fisico ( musculatura, tendões, ligamentos) e mental (percepção, raciocínio, compreensão). A evolução sem a pressa, a busca pelo resultado.

Abordagem psicológica a fim de evitar resistência no aprendizado e permitir uma maior colaboração com o cavaleiro. A calma, a confiança, o relaxamento e o equilíbrio.

Baixa escola bem feita com qualidade possibilitando um melhor resultado funcional futuro (sucedida por uma equitação sempre clássica).

Planejamento de trabalho direcionado para cada cavalo (de acordo com as características individuais).

É Nossa preocupação e compromisso o bem estar do cavalo sempre.

 

Aulas

Equitação para o nível básico ao avançado voltada para o ensino clássico e o adestramento.

Auxilio ao proprietário que tem seu cavalo em treinamento para que este tenha um melhor aproveitamento (orientação para melhor “entendimento” entre ambos).

 

 

Padrão da Raça

TIPO E ALTURA
Eumétrico (peso cerca de 500Kg); mediolinio; subconvexilíneo (de formas arredondadas), de silhueta inscritível num quadrado.

Média ao garrote, medida com hipómetro, aos 6 anos: fêmeas 1,55m Machos 1,60m.


PELAGEM
As mais frequentes são a tordilha/ruça e a castanha, em todos os seus matizes.


TEMPERAMENTO
Nobre, generoso e ardente, mas sempre dócil e sofredor.


ANDAMENTOS
Ágeis e elevados, projectando-se para diante, suaves, e de grande comodidade para o cavaleiro.


APTIDÃO
Tendência natural para a concentração, com grande predisposição para exercícios de Alta Escola e grande coragem e entusiasmo nos exercícios de Gineta (combate, caça, toureio, maneio de gado, etc).


CABEÇA
Bem proporcionada, de comprimento médio, delgada e seca, de ramo mandibular pouco desenvolvido e faces relativamente compridas, de perfil levemente subconvexo, fronte levemente abaulada (sobressaindo entre as arcadas supraciliares), olhos sobre o elíptico, grandes e vivos, expressivos e confiantes. As orelhas são de comprimentos médio, finas, delgadas e expressivas.


PESCOÇO
De comprimento médio, rodado, de crineira delgada, de ligação estreita à cabeça, largo na base, e bem inserido nas espáduas, saindo do garrote sem depressão acentuada.


GARROTE/CERNELHA
Bem destacado e extenso, numa transição suave entre o dorso e o pescoço, sempre levemente mais elevado que a garupa. Nos machos inteiros fica afogado em gordura, mas destaca-se sempre bem das espáduas.


PEITO/PEITORAL
De amplitude média, profundo e musculoso.


COSTADO
Bem desenvolvido, extenso e profundo, costelas levemente arqueadas, inseridas obliquamente na coluna vertebral, proporcionando um flanco curto e cheio.


ESPÁDUAS
Compridas, obliquas e bem musculadas.


DORSO
Bem dirigido, tendendo para o horizontal, servindo de traço de união suave entre o garrote e o rim.


RIM
Curto, largo, musculoso, levemente convexo, bem ligado ao dorso e à garupa, com a qual forma uma linha contínua e perfeitamente harmónica.


GARUPA
Forte e arredondada, bem proporcionada, ligeiramente oblíqua, de comprimento e largura de dimensões idênticas, de perfil convexo, harmónico, e pontas das ancas pouco evidentes, conferindo à garupa uma secção transversal elíptica. Cauda saindo no seguimento da curvatura da garupa, de crinas sedosas, longas e abundantes.


MEMBROS
Braço bem musculado, harmoniosamente inclinado. Antebraço bem aprumado e musculado. Joelho seco e largo. Canelas sobre o comprido, secas e com tendões bem destacados. Boletos secos, relativamente volumosos, e quase sem machinhos. Quartelas relativamente compridas e oblíquas. Cascos de boa constituição, bem conformados e proporcionados, de talões não muito abertos e coroa pouco evidente. Nádega curta e convexa. Coxa musculosa, sobre o curto, dirigida de modo que a rótula se situa na vertical da ponta da anca. Perna sobre o comprido, colocando a ponta do curvilhão na vertical da ponta da nádega. Curvilhão largo, forte e seco. Os membros posteriores apresentam ângulos relativamente fechados.

Galeria

Produtos NP
Produtos NP

Descrição

Arte Equestre
Arte Equestre

Descrição

Contatos

Rodovia Dr. Antonio Pires de Almeida Km 20.5

Bairro Colônia Rodrigo Silva

18540-000

Porto Feliz - SP

Brasil

(+55) 11 98287-0189

coudelarianp@gmail.com